top of page

Por que falar de angústias, dificuldades e conflitos para um Psicanalista e não para um amigo?

  • Foto do escritor: Deise  Miriam Rossi
    Deise Miriam Rossi
  • 22 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

ree

Um amigo ou familiar não está preparado para ouvir sem julgar, sem ficar fazendo comparações com sua própria vida. Dificilmente se confia totalmente em um amigo (a) a ponto de falar das dores, dificuldades e medos mais íntimos.

Um psicólogo ou um psicanalista é alguém que passou, no mínimo, dez anos estudando, tendo supervisão. É alguém que se preparou para escutar até mesmo os assuntos mais difíceis de serem abordados. O psicólogo e o psicanalista fazem intervenções, questionamentos para despertar a consciência do analisando. O analisando aprende a ver, a sentir a si mesmo de forma diferente. Aprende a ver e a sentir o mundo de maneira transformadora.

O psicólogo e o psicanalista constroem formas de desafiar o analisando para que ele se confronte com a verdade do inconsciente.

O inconsciente fala em nós sem que nós saibamos. Fala através das dificuldades e dores da alma, através dos sonhos, através dos atos falhos e das escolhas que fazemos etc.

Aprender a escutar a si mesmo é possibilitar a desconstrução daquilo que nos faz sofrer. É reconhecer as potencialidades adormecidas e construir novos horizontes.

A minha escuta analítica é resultado de seis anos do curso de Psicologia, cinco anos de mestrado, quinze anos de formação psicanalítica, dezoito anos de pesquisa e muitos anos de clínica.

 
 
 

Comentários


vamos marcar uma conversa?

Endereço

Rua Conselheiro Nébias, 1055 - Ap1 - São Paulo, SP - 01203-001

Atendimentos presencial

ou on-line

Seg - Sex: 10:00 - 21:00

​​Sábado: 13:00 - 18:00

​Domingo: 13:00 - 18:00

Marque uma conversa

deiseros54@hotmail.com

Sem título-1.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page